Conecte-se conosco

Por aí

Músico cifra os sambas de todos os desfiles campeões do Carnaval

Publicado

em

A paixão pelo Carnaval levou o gaúcho Émerson Fagundes Jardim, o Émerson do Cavaco, a uma grande contribuição para a cultura brasileira. Ele cifrou os sambas-enredos de todos os desfiles campeões do grupo principal do Rio de Janeiro. Não falta sequer as obras que levaram a Mangueira ao campeonato em 1932, primeiro ano da disputa.

Natural de Bagé e músico, Émerson do Cavaco tomou a iniciativa de cifrar os sambas-enredos como forma de aprimoramento profissional. “Resolvi transcrever para meu conhecimento musical e também para colecionar meu acervo do samba, além, é claro, de receber uma grande oportunidade de divulgar meu trabalho.”

Músico cifra os sambas de todos os desfiles campeões do Carnaval

Émerson do Cavaco. Foto: Arquivo pessoal.

Garimpo

A tarefa de garimpo dos sambas foi bastante árdua. Émerson utilizou, em especial, as pesquisas eletrônicas para montar o acervo. “Uso a internet, as redes sociais, mas aprendo a execussão da estrutura de cada samba apenas de meu ouvido. Antigamente aprendia por meio de fita, CD e DVDs. Foi difícil , praticamente nao tem nada de músicos postando sambas-enredo.”

A obra que levou a Unidos do Viradouro ao título de campeã do Grupo Especial, em 2020, foi a última a ser cifrada, contou Émerson. Diante de tantas pérolas, seu coração tem preferido. “Tenho carinho por vários. Mas cito Portela 1970, Lendas e mistérios da Amazônia.”

Acadêmicos do Salgueiro, 1963.

Émerson afirma que o samba é a sua vida e que abriu várias possibilidades para ele. O músico toca cavaquinho, violão, banjo e cavaco bandola e tem conhecimento de instrumentos de percussão. No Carnaval, a paixão é nilopolitana. “Minha escola do coração é a Beija-Flor de Nilópolis, em que participei do Desfile das Campeãs de 2018. Sou fã incondicional do Neguinho da Beija-Flor.”

Consulado da Portela e Wander Pires

Além dos sambas-enredos das campeãs, Émerson já cifrou outras obras memoráveis das escolas de samba. Agora, finalizou um pedido do Consulado da Portela em São Paulo. “Foi um resgate dos sambas da Velha Guarda, um trabalho de revisão harmônica. Foram 53 sambas cifrados.” Ele também terminou uma parceria com o Wander Pires, transcrevendo em cifras todos os sambas cantados na Avenida pelo intérprete da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Émerson do Cavaco, com Neguinho da Beija-Flor no Desfile das Campeãs de 2018. Foto: Arquivo pessoal.

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Alexandre Sabará

    19 de março de 2022 a 13:31

    Como podemos fazer para ter acesso às cifras dos sambas enredos do Emerson?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADOS DO MÊS