Connect with us

Grupo Especial

Velha Guarda da Mangueira vira Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Published

on

A Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira foi declarada pela prefeitura do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade. A medida está em vigor desde quarta-feira, 8 de maio.

Na decisão, o executivo municipal considerou a importância da agremiação para a preservação da memória e da história do samba e do carnaval carioca e destacou a necessidade de se reconhecer e contribuir com a preservação e perpetuação dos que são responsáveis pelo tradicional Carnaval, pelo samba e pela cultura da Cidade.

Integrantes

Criada em 1943, por alguns dos fundadores da Mangueira, como Cartola e Carlos Cachaça, a Velha Guarda da Verde e Rosa já chegou a contar com 150 integrantes. Atualmente, são 50 componentes que precisam ser sócios da escola por mais de 30 anos e ter acima de 60 anos de idade.

A presidente da Velha Guarda da Mangueira, Dona Gilda Firmino, destacou a importância das pessoas com muita experiência no Carnaval. “Existe o respeito, a consideração, a ideia de preservar as histórias, da ancestralidade, sempre existiu.” Ela também lembrou que, ao longo do tempo, prevaleceu na agremiação a ideia dos mais velhos como fonte muitos saberes. “Até hoje somos consultados.”

Velha Guarda da Mangueira vira Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação / Rio Carnaval.

Leia também:

Confira a sinopse do enredo da Mocidade Independente

Vigário Geral apresenta enredo sobre o cronista Vagalume

AESM-Rio e LIESA firmam parceria e escolas mirins desfilarão na sexta-feira

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portal_carnaval.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS