Conecte-se conosco

Série Ouro

Império Serrano exaltará Besouro Magangá em 2021

Publicado

em

O capoeirista e líder da resistência negra na Bahia pós-abolição Besouro Magangá será o enredo do Império Serrano no Carnaval 2021. A informação foi revelada pelo carnavalesco da escola, Leandro Vieira, ao jornal O Dia e publicada nesta segunda-feira, 7 de setembro. Ainda neste dia, a escola oficializará o tema em live, a partir de 15h, no canal da verde e branco no YouTube.

Leandro Vieira explicou ao jornal que se apaixonou pelo personagem em 2015, durante a pesquisa para o desfile sobre Maria Bethânia para a Mangueira. “O Besouro também dialoga muito com esses Carnavais que eu gosto de realizar, que apresentam nomes e histórias desconhecidas para o público, e valorizam a resistência negra no Brasil. As coisas foram casando.”

Besouro Magangá

Nascido Manoel Henrique Pereira, em 1895, em Santo Amaro, na Bahia, Besouro Magangá tornou-se um capoeirista mitológico. Muitos diziam que, quando seus adversários eram muitos, ele simplesmente se transformava em um besouro e sumia. Muitos documentos contam seus embates com a polícia, sem jamais ter cometido um crime.

Besouro Magangá morreu assassinado em 1924. Sua história foi contada no filme Besouro, dirigido por João Daniel Tikhomiroff e que estreou no Brasil em 30 de outubro de 2009.

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS