Conecte-se conosco

Por aí

Fundador do Fundo de Quintal, Ubirany morre em decorrência da Covid-19

Publicado

em

O samba está novamente sofrendo por conta do Covid-19. Morreu nesta sexta-feira, 11 de dezembro, aos 80 anos, Ubirany, um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal. Ele foi vítima do coronavírus e ficou internado por mais de uma semana no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca.

O Fundo de Quintal foi criado em 1978, com a ajuda de Beth Carvalho, no Cacique de Ramos. Ubirany fez parte da formação inicial do grupo junto com Bira Presidente, Sereno, Almir Guineto, Jorge Aragão, Sombrinha e Neoci. Ele e os dois primeiros se mantiveram por toda a vitoriosa trajetória do sexteto, que virou referência no samba. O sexteto, que conta atualmente também com Ademir Batera, Júnior Itaguay e Márcio Alexandre, participou da gravação DVD Samba de verão, de Diogo Nogueira.

Ubirany criou o repique de mão, instrumento que deu uma sonoridade peculiar ao Fundo de Quintal. Em 2018, o grupo lançou um DVD comemorativo pelos 40 anos de carreira.

Fundador do Fundo de Quintal, Ubirany morre em decorrência da Covid-19

Foto: Julio Tio Verde / Divulgação.

Carinho dos sambistas

Muitos sambistas usaram as redes sociais para lamentar a morte do músico. ” Hoje o samba fica mais triste com a perda de um mestre! Nosso querido amigo Ubirany nos deixou, e é mais uma vítima desse vírus horrível. Meus sinceros sentimentos para os meus amigos do Grupo Fundo de Quintal, familiares e todos os fãs! Descanse em paz meu amigo! Muito obrigado por todos os nossos momentos e por todos os ensinamentos”, escreveu Diogo Nogueira.

Zeca Pagodinho também se expressou. ” Vamos nos lembrar dele assim, sorrindo. Um dos nomes mais importantes da história do samba brasileiro, Ubirany nos deixou hoje, mais uma vítima dessa horrível pandemia da Covid19. Nossos sentimentos mais profundos para o @grupofundodequintal, seus amigos, familiares e a toda a comunidade do samba que hoje está em luto. Descanse em paz, mestre ! Muito obrigado por tudo !!!”

Tereza Cristina demonstrou seu carinho pelo sambista. “Ubirany, o maior dos maiores. Inventor do repique de mão, peça fundamental em qualquer roda de samba. Um verdadeiro gentleman. Sempre sorridente, educado, doce, simpático com todos que cruzavam seu caminho. Esse vírus terrível leva embora um pedaço do subúrbio carioca. Que tristeza!”

Nota Fundo de Quintal

O Fundo de Quintal emitiu uma nota. “É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade. O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19. A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo.”

Carnaval

Ubirany e o Fundo de Quintal contabilizaram passagens marcantes na Sapucaí e no Anhembi. No Rio de Janeiro, eles foram ovacionados pelo público no enredo da Mangueira, em 2012, em homenagem ao Cacique de Ramos. Já em São Paulo, a Mancha Verde cantou a história do grupo na apresentação de 2018.

Fundo de Quintal na Mancha Verde

O Fundo de Quintal foi homenageado pela Mancha Verde em 2018. Foto: Sergio Ortiz / André Guedes – Forza Palestrina / Divulgação.

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS