Grupo Especial
Enredo da Mangueira irá reverenciar Cartola, Jamelão e Delegado
Cartola, Jamelão e Delegado serão homenageados pela Mangueira no próximo Carnaval. A verde e rosa apresentará na Sapucaí o enredo Angenor, José e Laurindo. O tema foi antecipado pela agremiação nesta quinta-feira, 17 de dezembro. A escola divulgou um texto em suas redes sociais, enquanto o carnavalesco Leandro Vieira reverenciou o poeta Angenor de Oliveira (Cartola), o intérprete José Bispo Clementino dos Santos (Jamelão) e o mestre-sala Hélio Laurindo da Silva.
A logo do enredo, sinopse e a programação da disputa de samba-enredo serão conhecidos na sexta-feira, 18 de dezembro.
Texto da Mangueira
Mais que uma escola de samba, a Mangueira, árvore forte de raiz quase centenária, tem em seus frutos doces que encantam o mundo com seu sabor, grande parte do seu legado. Falar da Verde e Rosa é expressar esse sentimento para poucos, quase que uma vocação natural dos que possuem essa marca indelével em sua história de vida. Orgulho de quem possui uma árvore tão frondosa no próprio quintal.
Imerso neste universo interior, em seu sexto enredo autoral consecutivo para a Mangueira, o carnavalesco Leandro Vieira propõe para o próximo desfile da Estação Primeira de Mangueira “Angenor, José e Laurindo”. O ano que marca o centenário do Mestre Delegado, será de tripla homenagem e exaltação a esses nomes fundamentais da cultura brasileira. Cartola o poeta; Jamelão, sua voz mais famosa; e Delegado, o bailarino que foi mestre-sala.
Segundo Leandro Vieira, através do centenário do Mestre Delegado, que acontece em 2021, a Mangueira fará uma reparação importante em sua história, quando deixou de homenagear outros dois grandes nomes que passaram em branco em seus centenários: Cartola, seu fundador e Jamelão, que através de sua voz eternizou sambas antológicos que ganharam o mundo.
Programação
A Mangueira apresentará através de seu site oficial e redes sociais, nesta sexta-feira (18) a logo do enredo, sinopse e a programação da disputa de samba-enredo para o próximo carnaval.
Mensagem de Leandro Vieira
Quando houver desfile quero que a #verde e #rosa esteja mergulhada no imenso estado de poesia que sopra do universo de três artistas que nos deixaram como legado algo intangível. Minha sexta proposta autoral para a Mangueira é “ANGENOR, JOSÉ e LAURINDO.” Uma tripla homenagem que reúne o divino #Cartola, a voz do #Jamelão e o bailado do mestre-sala #Delegado (em 2021, o #bailarinoDaFavela completa #100anos) num enredo que festeja aquilo que a escola guarda de mais valioso e que nos faz tanta falta quando somos privados de seu convívio: a arte que brota de sua gente!
É nessa “trinca de reis” que eu boto fé de verdade!
-
Grupo Especial3 semanas atrás
Flávia Alessandra é a nova musa do Salgueiro
-
São Paulo4 semanas atrás
Sambas do Grupo de Acesso II já estão disponíveis nas plataformas digitais
-
Mirim4 semanas atrás
Herdeiros da Vila fará inscrição e recadastramento de novos componentes
-
Série Ouro4 semanas atrás
Conheça o samba-enredo da Unidos do Porto da Pedra
-
Mirim3 semanas atrás
Herdeiros da Vila contará a história de Zé do Caroço no Carnaval 2025
-
Grupo Especial2 semanas atrás
Dia Nacional do Samba terá comemoração em três noites na Cidade do Samba
-
Enquetes1 semana atrás
Samba de Arlindinho e parceiros é o preferido dos leitores no Império Serrano
-
São Paulo2 semanas atrás
Nathália Zannin é a nova musa da Barroca Zona Sul