Conecte-se conosco

Por aí

Terreirão do Samba pode ganhar nome de Nelson Sargento

Publicado

em

O Terreirão do Samba deverá receber o nome de Nelson Sargento. O projeto de lei 356/2021, da vereadora Tainá de Paula (PT), que propõe a homenagem ao artista, foi aprovado em primeira votação na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro na quarta-feira, 9 de junho. Após protocolar o pedido de mudança, ela escreveu nas redes sociais: “Grata de poder prestar essa homenagem a uma das figuras de resistência da nossa cultura negra e popular”.

Falecido no dia 27 de maio, aos 96 anos, em decorrência de complicações da covid-19, Nelson Sargento era um artista multifacetado, sendo cantor, compositor, escritor, artista plástico, ator, radialista. Compôs um dos mais importantes sambas-enredos da Mangueira, As quatro estações do ano, de 1955. É também autor de clássicos como Agoniza, mas não morre e teve entre seus parceiros craques como Cartola e Carlos Cachaça.

Com Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho, integrou o grupo Voz do Morro. No auge da ditadura militar, o conjunto fez espetáculos no Teatro Opinião, ícone da resistência cultural ao regime.

Nelson Sargento lança canal no YouTube

Foto: Leonardo Vilela / Divulgação.

Homenagem

Presente em quase todos os desfiles da Mangueira, Nelson Sargento foi homenageado em 2015 pela Inocentes de Belford Roxo, quando a escola apresentou o enredo Nelson Sargento – Samba, inocente pé no chão!, desenvolvido pelo carnavalesco Márcio Puluker.

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS