Série Ouro
Império da Tijuca apresenta musas internacionais
A Império da Tijuca apresentou duas das musas que abrilhantará o desfile da escola no Carnaval 2022. São duas beldades estrangeiras: a norte-americana Georgetee e a francesa Inès Quedraogo. Elas, porém, não são novatas na Sapucaí, conhecem a sensação de encantar o público da Passarela do Samba.
Georgetee
Georgetee foi passista em escolas de samba do Rio de Janeiro e rainha de bateria em São Francisco, em 2019. Fez aulas com instrutores como Alex Coutinho, George Louzada, Washington Silva, Kellyn Rosa, Tais Luiza, entre outros. Ela conheceu o samba em 2015, pelo YouTube, enquanto procurava mulheres que dançam com força e garra. Ao assistir a apresentção das passistas, se encantou com a postura, a paixão e a cultura que as lindas mulheres negras representam.
Em 2019, começou a fazer aulas e recorreu às redes sociais para criar conexão com a forma mais autêntica de samba. Assim conheceu Marcus Prado e Victor Alonzo, com quem estudou diariamente por mais de cinco meses até fazer teste para representar o Samba Rio em São Francisco como Rainha da Bateria no verão daquele ano.
A musa norte-americana contou como foi sua chegada à folia. “Meu amor por esta arte e a necessidade de estudar mais e estar entre as pessoas que vivem e respiram samba todos os dias cresceu e fiz o teste para me tornar passista. Foi sob treinamento e direção de Sasha Jaye e Nubia P. que fui selecionada passista do Carnaval da Unidos de Bangu em 2020, sob direção de Pablo Guerreiro e Aninha Malandro. Em seguida, fui escolhida também para ser passista da Cubango em 2020. E tudo isso no meu primeiro ano como passista. Ter essa esperiÊncia em dose dupla me ensinou muito sobre o cotidiano da vida do passista, os triunfos e as tribulações, mas a alegria no final do Carnaval de sucesso é o que importa.”
As maiores referências de samba de Georgtee são Alex Coutinho, Ale Jansen, George Louzada, Jorge Amarelloh, Washington Silva, Marcus Prado, Victor Alonzo, Pablo Guerreiro, Sasha Jaye, Nubia Quele, Aninha Malandro. Para a comunidade da escola, ela prometeu empenho no desfile. “Agradeço a oportunidade de ser Musa do Império da Tijuca. Estou animada por estar entre a comunidade desta tradicional casa de força e aprender e aplicar o conhecimento para representar a escola com graça e energia total! Vamos dar tudo de nós e vamos Império da Tijuca!”
Inès Quedraogo
Inès Quedraogo aprendeu a dançar em 2013 com SambaViva, em Boston, nos EUA, quando decidiu também aprender a língua portuguesa para melhorar seu entendimento quando visse ao país. A musa começou a se apresentar como passista em 2015 e desde 2018 ministra aulas com o SambaViva.⠀
A musa francesa ressalta que seu interesse em aprofundar o conhecimento sobre o Brasil e a cultura da nação verde e amarela surgiu quando, em sua tese de doutorado, estudou a cultura LGBT brasileira. Devido aos conhecimentos adquiridos, ela atualmente ministra aulas de samba e de português.
Antes de ser musa da coirmã Acadêmicos de Vigário Geral, em 2020, fez aulas com algumas referências do samba, como Mayara Santos, Patrick Carvalho, Preta Nascimento, Egili Oliveira e muitos outros profissionais talentosos, mas garante que foi Alex Coutinho quem levou seu samba a outro nível.
A vitória é a meta de Inès Quedraogo. “Espero que o Carnaval, além de ser um sucesso para toda a comunidade, permita que o Império da Tijuca alcance o seu objetivo em 2022, que é o título de campeã. Farei meu máximo para honrar a escola e estou infinitamente feliz e grata pela oportunidade de representar a verde e branca mais querida da Tijuca.”
Enredo
O enredo da Império de Tijuca para o Carnaval 2022 é Samba de Quilombo – A resistência pela raiz, do carnavalesco Guilherme Estevão. A verde e branco será a sétima agremiação a desfilar no sábado, pela Série Ouro.
Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
-
Grupo Especial4 semanas atrás
Flávia Alessandra é a nova musa do Salgueiro
-
Mirim3 semanas atrás
Herdeiros da Vila contará a história de Zé do Caroço no Carnaval 2025
-
Série Ouro4 semanas atrás
Conheça o samba-enredo da Unidos do Porto da Pedra
-
Enquetes1 semana atrás
Samba de Arlindinho e parceiros é o preferido dos leitores no Império Serrano
-
São Paulo2 semanas atrás
Nathália Zannin é a nova musa da Barroca Zona Sul
-
Série Ouro2 semanas atrás
Conheça o samba-enredo da União de Maricá para o Carnaval 2025
-
Intendente Magalhães2 semanas atrás
Rodrigo Tinoco e parceiros vencem disputa de samba da Unidos de Vila Kennedy
-
Grupo Especial3 semanas atrás
Dia Nacional do Samba terá comemoração em três noites na Cidade do Samba