Conecte-se conosco

Por aí

Assordheserj concede o título de Sócio Honorário ao jornalista Marcelo Faria

Publicado

em

A Associação Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro (Assordheserj), para comemorar seus 25 anos de fundação, elegeu quatro personalidades do mundo do samba e do Carnaval para receberem o título de Sócio Honorário, entre eles o jornalista Marcelo Faria.

A honraria foi concedida a pessoas por suas trajetórias e serviços prestados, tanto os colaborativos à Assordheserj, quanto à memória, preservação e valorização do samba e do carnaval.

Marcelo Faria revelou sua alegira com a honraria. “Ter o meu trabalho reconhecido e valorizado é uma grande satisfação e a certeza do dever cumprido. Ao longo de todos os anos que me dedico ao jornalismo, recebi cerca de 20 premiações e, a cada homenagem, me emociono como se fosse a primeira. Construí a minha trajetória sempre com amor, seriedade e principalmente com as bênçãos da Santíssima Trindade e de Nossa Senhora. Agradeço imensamente à Assordheserj pelo título de Sócio Honorário recebido e reafirmo o meu comprometimento em tornar a associação, protagonista das ações no segmento Harmonia, junto as agremiações de escolas de samba, blocos e demais instituições ligadas ao samba e ao Carnaval.”

Assordheserj concede o título de Sócio Honorário ao jornalista Marcelo Faria

Foto: Julia Fernandes – Portal Sambrasil/Agência Sambrasil

Formação

Nascido em Nilópolis e torcedor da Beija-Flor de Nilópolis, Marcelo Faria é CEO do Grupo Sambrasil de Comunicação, especializado em samba e tem ainda formação em Teologia e Filosofia Sistêmica (Mater Eclésie – Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro). Há alguns anos divulga as matérias sobre a Assordheserj em seus veículos de comunicação, o Portal Sambrasil e no Portal Sambrasil Turismo e Cultura, com editorias sobre toda a cadeia produtiva do turismo e da cultura.

O jornalista carrega em seu DNA as influências da boa música e do samba, lições transmitidas por seus saudosos avós materno e paterno. Avô Manoel, que era trompetista, tocava nos bailes de Carnaval em Nilópolis e sua avó paterna, Yolanda Faria, uma apaixonada pelo Império Serrano.

Associação

A Assordheserj Marcelo Faria conheceu nos primeiros seminários, na gestão do presidente Sérgio. Mais recentemente, recebendo um convite mais que especial da Diretoria Social da associação, na época formada por Lourenço Lucio, Alexandre Dutra e Jorgina Galdino para participar como mediador da mesa composta por grandes nomes e referências. O jornalista esteve ao lado de Mestre Laíla, Jorge Castanheira, Helena Theodoro, carnavalescos, compositores e intérpretes, entre outros.

O seminário foi realizado na quadra da Acadêmicos do Salgueiro e trouxe um debate enriquecedor para os trabalhos executados pela Harmonia nos Carnavais. Apesar de não ser profissional do samba, Marcelo Faria é colaborador e visa o engrandecimento do trabalho na folia. Ele, inclusive, já vivenciou como é desfilar em escola de samba do Grupo Especial na Sapucaí.

Ao longo dos anos acompanhando ensaios e desfiles, Marcelo Faria percebeu que as pessoas das agremiações tinham intenção e boa vontade, mas faltava profissionalizar a atuação do Diretor de Harmonia. Sua colaboração vai além de debater, acompanhar, propagar o samba. Ele almeja à ASSORDHESERJ alcançar protagonismo nas agremiações de escolas de samba e instituições carnavalescas, tornando-a referência no quesito harmonia.

Leia ainda:

+ ACESSADOS DO MÊS