Grupo Especial
Julgadores debatem critérios de avaliação do Grupo Especial
O terceiro encontro do Ciclo de Debates para Critérios de Julgamento dos Desfiles do Grupo Especial, na quarta-feira, 20 de outubro, na Cidade do Samba, reuniu os jurados que participaram da avalição do Carnaval 2020. Quase todos os julgadores estiveram presentes. Apenas dois não participaram por motivos particulares, além de Pérsio Gomide Brasil, de enredo, falecido recentemente.
O presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, ficou satisfeito com a reunião. “Foi um encontro bastante proveitoso. A maioria dos integrantes do quadro de julgadores já não se via há quase dois anos e aproveitou a oportunidade para matar as saudades. Deram impressões pessoais sobre os atuais critérios de julgamento e sugestões sobre possíveis mudanças, em vários quesitos.”
Perlingeiro também explicou como as posições dos julgadores serão consideradas. “Assim como as sugestões já apresentadas pelos carnavalescos e diretores de Carnaval, as contribuições dos julgadores farão parte de um relatório final a ser submetido à plenária da LIESA. A plenária será soberana para promover mudanças no regulamento e no Manual de Julgadores, caso julgue necessário.”
O coordenador de Julgadores da LIESA, Júlio César Guimarães, destacou a importância do Ciclo de Debates. “Nossos objetivos são modernizar, democratizar e tornar os critérios de julgamento o mais transparente possível. Se a plenária decidir que algumas mudanças devam ser implantadas já no Carnaval de 2022, elas serão debatidas e fixadas com os julgadores no curso que faremos, semanas antes dos desfiles.”
Julgadores
O quadro de julgadores da LIESA conta com 45 julgadores (cinco por quesito). Eles avaliam os desfiles do Grupo Especial há bastante tempo. A LIESA deverá mudar alguns nomes. No entanto, a maioria continuará, como explicou Perlingeiro. “Faremos os ajustes necessários, reconhecendo que a decisão do colegiado tem sido incontestável, pois o grande público e a crítica especializada vêm concordando, ao menos, com a escolha da escola campeã. Existem outras divergências, mas isso é natural.”
Os nomes dos 45 julgadores do Grupo Especial no Carnaval 2022, segundo Perlingeiro, devem ser anunciados em um mês, aproximadamente, após a aprovação de todas as escolas. “Os nomes serão anunciados, sem mistérios ou segredos. Assim como as justificativas, que virão a público antes do Sábado das Campeãs.”
Próxima etapa
O Ciclo de Debates para Critérios de Julgamento dos Desfiles do Grupo Especial prosseguirá na quarta-feira, 27 de outubro, com a participação dos presidentes das 12 escolas de samba do Grupo Especial. A última reunião contará com representantes da imprensa na quarta-feira, 3 de novembro.
Desfiles
As apresentações do Grupo Especial em 2022 estão marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, domingo e segunda-feira de Carnaval, e 4 de março, Sábado das Campeãs. A ordem de desfile já foi definida.
Leia ainda:
Ito Melodia é o novo intérprete da Mocidade Unida da Mooca
Renascer de Jacarepaguá anuncia novo mestre de bateria
MultiShow transmitirá Desfile das Campeãs
Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
-
Grupo Especial3 semanas atrás
Flávia Alessandra é a nova musa do Salgueiro
-
São Paulo4 semanas atrás
Sambas do Grupo de Acesso II já estão disponíveis nas plataformas digitais
-
Mirim4 semanas atrás
Herdeiros da Vila fará inscrição e recadastramento de novos componentes
-
Série Ouro4 semanas atrás
Conheça o samba-enredo da Unidos do Porto da Pedra
-
Mirim3 semanas atrás
Herdeiros da Vila contará a história de Zé do Caroço no Carnaval 2025
-
Grupo Especial2 semanas atrás
Dia Nacional do Samba terá comemoração em três noites na Cidade do Samba
-
São Paulo2 semanas atrás
Nathália Zannin é a nova musa da Barroca Zona Sul
-
Enquetes1 semana atrás
Samba de Arlindinho e parceiros é o preferido dos leitores no Império Serrano