Conecte-se conosco

Por aí

Casal de mestre-sala e porta-bandeira é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Publicado

em

A passagem do casal de mestre-sala e porta-bandeira na Avenida é um momento mágico de um desfile de escola de samba. Agora, eles ganharam um reconhecimento oficial no Rio de Janeiro ao se tornarem Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, com a assinatura da Lei 9.588/2021 pelo governador Cláudio Castro, publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial na quinta-feira, 13 de janeiro.

De autoria do deputado Rodrigo Amorim, a lei prevê o apoio do Poder Executivo a iniciativas de valorização e divulgação deste bem imaterial do estado, que, inclusive, tem data comemorativa no país: o Dia Nacional do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, celebrado em 24 de novembro.

Cultura

Cláudio Castro lembrou o valor cultural do casal. “Os mestres-salas e as porta-bandeiras são mais do que os guardiões da folia. Assim como outros elementos emblemáticos das escolas que desfilam na Sapucaí, eles também representam o espírito do Carnaval. A lei reconhece a importância das figuras dos casais não só para as agremiações, como para a nossa cultura.”

Leia ainda:

Nésio Nascimento, fundador da Tradição, morre aos 73 anos

Gabriel David sobre desfiles: Até 15 de fevereiro dá para decidir

Comitê Científico adia decisão sobre desfiles na Sapucaí

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS