Conecte-se conosco

São Paulo

Tucuruvi já tem enredo para o Carnaval 2024

Publicado

em

A Acadêmicos do Tucuruvi apresentou na quarta-feira, 19 de abril, o enredo para o Carnaval 2024. A agremiação levará Ifá para o Anhembi, com desenvolvimento dos carnavlescos Yago Duarte e Dione Leite e pesquisa de Vinícius Natal e Renato Carvalho.

A proposta da escola é observar o oráculo de Ifá não somente como um jogo de adivinhação, mas, também, como uma filosofia e um olhar singular para a vida segundo os preceitos e princípios Yorùbá. A Tucuruvi divulgou um breve resumo de apresentação do enredo.

Enredo Acadêmicos do Tucuruvi

Apresentação

Diversos mitos de origem nos contam que Ilé Ifẹ̀, berço da humanidade localizado na atual Nigéria, teria sido o seu local de surgimento. E, ali, não nasceria apenas o Ifá como a conexão entre o humano e o sagrado, mas, também, um ideal que prega o amor ao próximo e a superação de toda a maldade que há no homem, que deve viver em harmonia com ele mesmo e com a natureza.

Através da caída dos Odú – caminho de vida o qual uma pessoa nasce predestinada a cumprir – no Ọpọ́n Ifá – tábua de madeira destinada ao rito – é que se interpreta a mensagem passada por Orunmilá, o deus supremo que é o próprio Ifá, e Èṣù, que é a própria comunicação, a boca que tudo come, Ẹnugbárijọ. É ali que mora nosso destino e nossa missão na Terra, onde o oráculo nos ajuda a compreender e a cumprir, da melhor maneira possível.

A filosofia de Ifá se construiu, durante séculos, como uma ciência africana que, a partir do triste processo de escravidão negra, chegou às Américas e espalhou-se por diversos países como Haiti, Cubae Brasil. E foi a partir disso, demonstrando lições sabedoria aos seus filhos e seguidores, que se consolidou pelo país, principalmente em São Paulo, servindo como visão de mundo para osBàbáláwo – chefes e autoridades maiores no culto – e seus adeptos.

Assim como diversas outras religiões de matriz afro-brasileira, como o Candomblé e a Umbanda, tão rica cultura não passaria em vão ao preconceito e à intolerância daqueles que não enxergam, no irmão, um espelho de bondade. Com o crescente aumento de ataques à terreiros e lideranças religiosas de matriz africana no estado de São Paulo, o culto de Ifá vem sendo alvo, frequentemente, de ataques de intolerantes religiosos que demonizam a ancestralidade africana. Entendendo a importância das matrizes africanas para a construção de nossa cultura – do próprio samba! – nossa escola também soltará um grito por respeito às nossas raízes pois, afinal, a cultura negra deve ser respeitada.

Nos despedimos, na certeza de que um belo carnaval se aproxima. Talvez, um dos mais desafiadores, mas que, com certeza, nos levará a um desfile emocionante, poético e culturalmente relevante para toda a sociedade brasileira.

Que nosso destino, em Ifá, se cumpra: a vitória!
Que os Òrìsà abençoem nossa caminhada.
Vamos com ÈṣùeOrunmilá!

Leia ainda:

Vai-Vai anuncia enredo sobre a arte das ruas

Arranco anuncia chegada de mestre de bateria e saída de intérprete

Renascer de Jacarepaguá contrata novo carnavalesco

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portal_carnaval.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADOS DO MÊS