Conecte-se conosco

Grupo Especial

Portela abre comemoração de 95 anos em noite emocionante

Publicado

em

A Portela viveu uma noite emocionante na quarta-feira, 11 de fevereiro, em sua quadra, abrindo as comemorações dos 95 anos da escola. A escola agradeceu a Deus, homenageou personalidades do samba, ouviu um clássico da MPB e cantou Parabéns pra você, antes do jantar para os convidados da azul e branco.

Missa

A festa começou com uma missa em ação de graças. A celebração foi presidida pelo Padre João Paulo e reuniu membros da diretoria, baluartes, Conselho Deliberativo e representantes de todos os segmentos e departamentos da Portela.

Em seguida, o presidente da azul e branco, Luis Carlos Magalhães, fez um pequeno discurso em que exaltou os resultados conquistados nos últimos cinco desfiles, período em que a gestão Portela Verdade está à frente da escola, as taças foram colocadas no palco, com destaque para o troféu do título de 2017.

Homenagem

Luis Carlos Magalhães ainda homenageou o casal Hilton Mendes e Hilda Bastos, fundadores do Candongueiro, histórico reduto de samba em Niterói que fechou as portas recentemente. Os dois receberam a Medalha Paulo da Portela, a maior comenda oferecida pela diretoria da agremiação, pelo notório trabalho de preservação e divulgação em prol do samba e da cultura portelense.

O presidente exaltou o casal. “Tenho muito prazer e orgulho de entregar a Medalha Paulo da Portela para o Hilton e a Hilda. Os dois sempre lutaram muito pelo samba e pela cultura, abrindo espaço para muitos artistas. Passei muitos momentos felizes no Candongueiro, onde sempre pude contemplar a beleza dos sambas dos compositores da Portela, especialmente. Nossa Velha Guarda Show sempre foi muito bem recebida lá. Uma verdadeira multidão fazia fila para ver a nossa Velha Guarda cantando no Candongueiro. Por isso, nada mais justo do que reconhecer e homenagear o Hilton e a Hilda.”

Medalha

Amigos de longa data do casal, Monarco e Tia Surica tiveram a missão de entregar as medalhas a Hilton e Hilda, que foram presenteados, ainda, com camisas da Portela. Serginho Procópio e Jane Carla também participaram da homenagem.

Emocionado, Hilton Mendes lembrou de ilustres portelenses. “Obrigado, Portela! É muito gratificante receber a Medalha Paulo da Portela, porque ela tem um peso muito grande. Paulo foi o responsável por começar tudo isto. Realmente o Candongueiro sempre recebeu os compositores da Velha Guarda com muito prazer e alegria. Tivemos também a honra de ter recebido João Nogueira, Zé Ketti e muitos outros portelenses. São muitas histórias … Que saudade de Seu Jair do Cavaquinho, de Seu Argemiro, de Casemiro da Cuíca, Cabelinho, Osmar do Cavaco … Todos passaram pelo Candongueiro. Saudade também de Seu Manacéa e de tantos outros.”

Após a entrega da Medalha, o intérprete Gilsinho cantou Foi um rio que passou em minha vida à capela, abrindo passando para o tradicional Parabéns pra você, o bolo de aniversário e o jantar que foi servido para os convidados.

A noite veste azul

No sábado, 14 de abril, a partir das 20h, a comemoração dos 95 anos da escola segue com muita música e o talento de Paulinho da Viola e Marisa Monte, estrelas do evento A noite veste azul, que contará, ainda, com as participações da Velha Guarda Show da Portela e da bateria Tabajara do Samba. Na ocasião, a diretoria também lançará o mais novo projeto social da azul e branco, o Por Telas, a primeira oficina audiovisual já realizada em uma escola de samba. A curadoria é de Cecília Rabello.

Curta facebook.com.br/revistacarnaval.
Siga twitter.com/revistacarnaval.
Acesse instagram.com/revistacarnaval.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS