Conecte-se conosco

Por aí

Luto: Morre Dona Ivone Lara

Publicado

em

O samba está de luto. Morreu na noite de segunda-feira, 16 de abril, aos 97 anos, Dona Ivone Lara. Internada desde sexta-feira, 13 de abril, data em que completou mais um aniversário, na Coordenação de Emergência Regional do Leblon com um quadro de anemia aguda, ela teve uma parada cardíaca e chegou a precisar de transfusão de sangue.

Dona Ivone Lara foi enfermeira e assistente social e passou a se dedicar exclusivamente ao samba quando se aposentou aos 56 anos. Perdeu os pais bem cedo e ainda criança começou a aprender cavaquinho. Ela teve também aulas de canto com Lucília Villa-Lobos, sendo elogiada pelo marido desta, o maestro Heitor Villa-Lobos.

Sucessos

Gravou 19 discos e sua interpretação mais marcante é a do mega sucesso Sonho meu. Também compôs sambas antológicos como Tendência, Mas quem disse que eu te esqueço e Acreditar. A sambista foi a primeira mulher a fazer um samba-enredo. Junto com Silas de Oliveira e Bacalhau fez o clássico Os Cinco Bailes da História do Rio para o Carnaval de 1965 do Império Serrano.

As músicas de Dona Ivone Lara ganharam vozes marcantes da MPB, como Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá, Marisa Monte e Dorina.

Homenagem

Em 2012, Dona Ivone Lara recebeu uma grande homenagem do seu Império Serrano. A verde e branco da Serrinha homenageou sua filha com o enredo Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba, assinado por Mauro Quintaes e com que a escola ficou na segunda posição da Série A.

Curta facebook.com.br/revistacarnaval.
Siga twitter.com/revistacarnaval.
Acesse instagram.com/revistacarnaval.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS