Conecte-se conosco

Grupo Especial

Beija-Flor divulga mais uma fantasia

Publicado

em

Logo depois de apresentar a fantasia que representará o Sonho de Liberdade Malê, nesta segunda-feira, 31 de outubro, a Beija-Flor de Nilópolis divulgou um segundo protótipo para o Carnaval 2023. O figurino significa a Ode aos Botocudos.

Ode aos Botocudos

Fantasia Beija-Flor

Foto: JP Maia / Divulgação.

Beija-Flor divulga mais uma fantasia

Foto: JP Maia / Divulgação.

Indígenas integrantes do complexo Macro-jê, os “botocudos” são caçadores e coletores seminômades que cultivam a crença nos espíritos encantados dos mortos.

Seus hábitos e modos de vida foram classificados pelo olhar eurocêntrico do colonizador, desde o primeiro contato, como obstáculos a um projeto civilizatório homogeneizador e violento.

No ano de 1808, assim que a Corte Portuguesa chegou ao país, Dom João declarou uma guerra ofensiva aos chamados botocudos que só seria revogada em 1831.

O que justificava esta medida e a guerra que se instaurou era o interesse nas terras. No século XIX, eles ocuparam os sertões de Minas Gerais e do Espírito Santo, na região dos rios Doce, Mucuri e Jequitinhonha, lugar cobiçado no roteiro de expansão econômica que tinha justamente na questão fundiária uma pauta decisiva.

Mesmo durante as guerras da independência, os conflitos entre as tropas do nascente Império brasileiro e os indígenas não cessaram.

No alvorecer de um Brasil emancipado de Portugal, indígenas, filhos desta terra, foram combatidos como inimigos da nação a se construir.

Em 1824 os “botocudos” realizam um cerco na cidade de Vitória em um episódio emblemático de insubmissão em um contexto violento onde a própria existência desta nação indígena estava em jogo.

Reconhecemos sua altivez e bravura através de diferentes táticas e estratégias em uma saga de resistência heróica.

Fazemos aqui nossa ode a estes heróis da terra.

Desfile

No Carnaval 2023, a Beija-Flor de Nilópolis será a quinta escola a desfilar na segunda-feira, na Sapucaí, pelo Grupo Especial. A azul e branco apresentará o enredo Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues.

Leia ainda:

Veja fantasias do Salgueiro para o Carnaval 2023

Ouça o samba-enredo da Lins Imperial para o Carnaval 2023

Beija-Flor divulga primeira fantasia de ala de comunidade

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portal_carnaval.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS