Conecte-se conosco

Série Ouro

Documentário de Daniel Gonzaga será lançado na quadra da Estácio de Sá

Publicado

em

A Estácio de Sá inscreve na quinta-feira, 16 de agosto, os sambas que concorrerão a hino oficial da escola em 2019. No entanto, um compositor vive um momento especial.  Daniel Gonzaga produziu Estácio de Sá – o Pavilhão do Amor, documentário sobre a arte da disputa e tudo o que a envolve, desde a leitura da sinopse, as reuniões das parcerias, a movimentação da quadra, chegando ao resultado e tudo o que vem depois até a aflição da apuração. O filme será exibido na quadra, no mesmo dia, às 21h30.

O compositor e produtor confessa estar apaixonado pelos concursos de samba-enredo. “A gente acha que o sofrimento acaba no resultado, mas ele só muda. Agora, se você me perguntar se quero passar por tudo isso de novo, te respondo, sem dúvidas, sem pestanejar, é claro que sim!, brinca ele que vai participar da disputa deste ano.”

Daniel Gonzaga entrou para a ala de compositores da Estácio de Sá em 2015. Por conta de tantas emoções em seu primeiro ano de disputa, decidiu retratar este passo a passo e a mistura de sentimentos que envolve o período em um documentário que será exibido na quadra da escola pela primeira vez, no mesmo dia em que os poetas celebrarão o início de mais um concurso rumo ao sonho de ver sua obra cantada na Sapucaí.

Inscrição dos sambas

A inscrição das obras no concurso da Estácio de Sá acontecerá entre 18h e 21h. O carnavalesco Tarcísio Zanon confessa ansiedade pelo resultado das composições. “Este é um momento muito importante para a escola e feliz para os compositores. Apesar de saber que o investimento na disputa é alto, nossos poetas se esmeram neste período para trazer o que há de melhor para nossa escola e isto é revigorante. Aqui no Estácio, a disputa de sambas é recheada de amor ao pavilhão e, como eles mesmos dizem, não existe adversário, existe concorrente.”

Em 2019 a Estácio de Sá será a terceira escola a desfilar no sábado de Carnaval, pela Série A. A vermelha e branca terá como enredo A fé que emerge das águas, sobre a história de devoção do povo panamenho ao Cristo Negro de Portobelo.

Sobre o documentário

Dirigido por Daniel Gonzaga e Júlio Freire, o documentário Estácio de Sá – O Pavilhão do Amor, fala sobre a arte de disputar um samba. Mostra o caminho percorrido por uma escola de samba, desde a apresentação da sinopse até o momento da apuração, fatos que passam desconhecidos do grande público. A quadra, o barracão, a emoção da final e o dia a dia da organização. Mas fala, principalmente, sobre o GRES Estácio de Sá, a primeira escola de samba do Brasil.

A película tem depoimentos de pessoas envolvidas direta ou indiretamente na disputa e mostra algumas cenas que ficarão marcadas na memória do Berço do Samba como imagens de Peninha, mestre-sala e o amor da locutora Marlene Povão à escola.

Produzido por Moleque Produções e Biblioteca de Ritmos, o documentário mostra, antes de mais nada, o que é o Pavilhão do Amor.

Curta facebook.com.br/revistacarnaval.
Siga twitter.com/revistacarnaval.
Acesse instagram.com/revistacarnaval.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADOS DO MÊS