Conecte-se conosco

Por aí

Documentário sobre Kizomba estreia no Museu de Arte do Rio

Publicado

em

Os 30 anos do épico desfile Kizomba – A festa da raça, com que a Unidos de Vila Isabel conquistou o título de 1988, poderá ser revivido no Museu de Arte do Rio. A célebre apresentação da azul e branco e o samba de autoria de Rodolfo, Jonas e Luiz Carlos da Vila, que se tornaram símbolos da luta contra o racismo e um grito de denúncia contra a desigualdade e aos regimes segregadores, viraram um documentário que estreia na instituição no sábado, 5 de maio, com sessões às 15h e 16h.

Incentivo

O filme recebeu o incentivo da Prefeitura do Rio de Janeiro, com recursos da Secretaria Municipal de Cultural, e faz parte da exposição sobre os 100 anos do samba, organizada por Nei Lopes, e aberta no sábado, 28 de abril. O documentário será exibido também em algumas escolas públicas.

Coordenado de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura e diretor cultural da Unidos de Vila Isabel, Vinícius Natal explicou o processo. “Nos inscrevemos em um edital e o projeto do documentário Kizomba 30 anos recebeu recursos da prefeitura fundamentais para a conclusão e edição do material que será exibido em algumas escolas municipais, servindo de base para discussões sobre o racismo. E ganhamos espaço na exposição que vai pautar a reafricanização do samba justo a partir do desfile do Kizomba.”

Projeto

O documentário foi produzido por membros da comunidade de Vila Isabel e participantes da escola de samba, com diversos depoimentos como os de Lícia Caniné, a Ruça, ex-mulher de Martinho da Vila e que presidiu a escola no ano da vitória do enredo Kizomba – A Festa da Raça.

Kizomba

Kizomba

A palavra Kizomba significa encontro de pessoas que se identificam numa festa de confraternização. Do ritual, fazem parte inerentes o canto, a dança, a comida, a bebida, além de conversações em reuniões e palestras que objetivam a meditação sobre problemas comuns.

Serviço

Museu de Arte do Rio

Endereço: Praça Mauá 5, Centro.

Horários das sessões: 15h e 16h.

Informações: 3031-2741.

Entrada: Gratuita.

Curta facebook.com.br/revistacarnaval.
Siga twitter.com/revistacarnaval.
Acesse instagram.com/revistacarnaval.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS