Grupo Especial
Escolas rejeitam propostas de mudanças nos critérios de julgamento do Grupo Especial
Os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial decidiram, em reunião da LIESA, na noite de segunda-feira, 29 de novembro, não modificar os critérios de julgamento para o Carnaval 2022, utilizados os mesmos adotados no último desfile. O encontro aconteceu no plenário Prefeito Eduardo Paes, na Cidade do Samba.
As principais mudanças propostas por carnavalescos, diretores de Carnaval, julgadores, presidentes e representantes da Imprensa, no seminário realizado pela LIESA, foram colocadas em votação, mas rejeitada pela maioria dos representantes das agremiações. Entre as alterações, estavam o fechamento dos envelopes dos julgadores ao final dos desfiles de domingo; a concessão (facultativa) de 0,1 (um décimo) para a escola que o julgador considerasse a melhor no seu quesito, justificando o motivo de sua escolha; e a validade das notas de todos os 45 julgadores, sem descartes.
Mesmo com a negativa das propostas, o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, exaltou a validade do seminário. “Continuo considerando a iniciativa vitoriosa, pois foi a primeira vez em mais de três décadas, que a LIESA conseguiu reunir especialistas de notório conhecimento para analisar os atuais critérios de julgamento do espetáculo. Várias dessas propostas continuarão criando expectativa e poderão ser aproveitadas em futuros desfiles.”
Julgadores
Logo após a decisão, o coordenador de Julgadores da LIESA, Júlio César Guimarães, adiantou que a próxima providência será levar para a aprovação do plenário os nomes dos 45 jurados que atuarão nos desfiles de 2022. Ele afirmou que o Curso de Jurados acontecerá em janeiro, com palestras de fixação de critérios de julgamento, reunindo julgadores e representantes das escolas, entre eles diretores de Carnaval, coreógrafos de comissão de frente e casais de mestres-salas e porta-bandeiras, mestres de bateria etc.
O plenário considerou justa a sugestão apresentada ela LIESA de hospedar os julgadores e seus acompanhantes em um hotel do Centro da Cidade, nas proximidades do Sambódromo, nas duas noites de desfiles (domingo e segunda-feira de Carnaval). Esta iniciativa evitará grandes deslocamentos dos micro-ônibus designados para levar os jurados em casa, no final dos dois dias de espetáculo.
Desfiles
As apresentações do Grupo Especial em 2022 estão marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, domingo e segunda-feira de Carnaval, e 4 de março, Sábado das Campeãs. A ordem de desfile já foi definida.
Leia ainda:
Grande Rio revela fantasias para o Carnaval 2022
Rei de Bateria é atração em ensaio de rua da Acadêmicos do Sossego
UNIRIO promove a 5ª edição do Congresso Nacional do Samba
Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
-
Grupo Especial3 semanas atrás
Flávia Alessandra é a nova musa do Salgueiro
-
São Paulo4 semanas atrás
Sambas do Grupo de Acesso II já estão disponíveis nas plataformas digitais
-
Mirim4 semanas atrás
Herdeiros da Vila fará inscrição e recadastramento de novos componentes
-
Série Ouro3 semanas atrás
Conheça o samba-enredo da Unidos do Porto da Pedra
-
Mirim3 semanas atrás
Herdeiros da Vila contará a história de Zé do Caroço no Carnaval 2025
-
Grupo Especial2 semanas atrás
Dia Nacional do Samba terá comemoração em três noites na Cidade do Samba
-
São Paulo2 semanas atrás
Nathália Zannin é a nova musa da Barroca Zona Sul
-
Enquetes1 semana atrás
Samba de Arlindinho e parceiros é o preferido dos leitores no Império Serrano