Conecte-se conosco

Grupo Especial

Jornalista faz duras críticas a ruralistas por polêmica com a Imperatriz

Publicado

em

O jornalista pós-graduado em Gestão Ambiental André Trigueiro em sua coluna Mundo Sustentável na rádio CBN classificou, no sábado, 14 de janeiro, como “absurda a manifestação que tem origem em determinados segmentos do agronegócio” sobre o samba-enredo de 2017 da Imperatriz Leopoldinense. Ele destacou que a polêmica seria “falta do que fazer”.

Trigueiro afirmou na CBN que “O belo monstro rouba a terra de seus filhos, devora as matas e seca os rios. Tanta riqueza que a cobiça destruiu”, trecho da obra que descreve o enredo Xingu, o clamor que vem da floresta! se refere, segundo o carnavalesco da escola, Cahê Rodrigues, à usina de Belo Monte, mas, para o jornalista, a carapuça havia servido para entidades ruralistas.

O colunista ainda questionou quem seria responsável pelo derrame de agrotóxicos na natureza. Trigueiro perguntou se seriam os jornalistas, os enfermeiros ou os motoristas de táxi, por exemplo. “Quem usa é quem trabalha no campo”, afirmou. Ele ainda deu dados que mostram o prejuízo destes produtos ao Parque Nacional do Xingu, criticou a construção de Belo Monte e lembrou que a própria Imperatriz Leopoldinense em 2016, quando, ao ter a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano como enredo, exaltou o trabalho do homem do campo.

Outra questão abordada pelo jornalista foi o desejo do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) de levar a polêmica ao Senado. Trigueiro pediu que a casa legislativa poderia, por exemplo, discutir a situação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que teve os bens bloqueados pela Justiça.

Para finalizar seu comentário, André Trigueiro destacou: “Os incomodados que façam seu samba-enredo”.

Ouça em http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/andre-trigueiro/ANDRE-TRIGUEIRO-MUNDO-SUSTENTAVEL.htm

+ ACESSADOS DO MÊS