Conecte-se conosco

Notícias

Jurados de São Paulo serão conhecidos somente no dia da apuração

Publicado

em

Foto: Divulgação / Fotos Públicas / LigaSP / Rafael Neddermeyer.

Os 36 jurados que escolherão a grande campeã do Carnaval paulistano serão conhecidos somente no dia da apuração. A novidade faz parte de um pacote de medidas anunciadas na quinta-feira, 16 de fevereiro, pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP). A entidade organizou um treinamento para os novos julgadores para a avaliação do Grupo Especial.
O presidente da LigaSP, Paulo Sérgio Ferreira, afirmou que aconteceram alterações no sistema de recrutamento, formação e treinamento dos jurados. “O objetivo é profissionalizar o julgamento, deixando-o mais eficiente e com menos probabilidade de erros. Para a escolha dos jurados, foram determinados perfis para cada quesito, e uma empresa de recursos humanos ficou responsável pela seleção dessas pessoas.”

Foto: Divulgação / Fotos Públicas / LigaSP / Rafael Neddermeyer.

Os nomes dos julgadores estão sendo mantidos em absoluto sigilo e se tornarão públicos apenas no dia da apuração. Há 54 escolhidos que passaram por uma rigorosa seleção, que contou, inclusive, com uma prova na segunda etapa do processo. Paulo Sérgio Ferreira explicou que, no dia 23 de fevereiro, serão sorteados os 36 jurados. “Espero que tenhamos o melhor julgamento para o carnaval da cidade de São Paulo. Esse modelo me deixou muito confortável pela qualidade dos jurados que assimilaram muito fácil os critérios. São pessoas de alto nível, com doutorado ou PHD na área da cultura popular. Essa semana será fundamental. Vamos aplicar várias situações para que eles assimilem esse treinamento que ainda terá 77 horas intensivas”.
As novas regras trazem outras novidades. Uma delas prevê a devolução do cachê pelo jurado que deixar de aplicar uma nota. Caso isso ocorra, a LigaSP fará uma média das outras avaliações do quesito para substituir a pontuação ausente. Outra importante alteração, esta de cunho financeiro, é a possibilidade de reutilização de esculturas de escolas do Grupo Especial pelas agremiações do Acesso, desde que haja modificações.
Curta facebook.com.br/revistacarnaval.
Siga twitter.com/revistacarnaval.
Acesse instagram.com/revistacarnaval.

+ ACESSADOS DO MÊS