Conecte-se conosco

Série Ouro

Luta de Mãe Meninazinha é o enredo da Unidos da Ponte

Publicado

em

Liberte nosso sagrado: o legado ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum será o enredo da Unidos da Ponte para o Carnaval 2023. A homenagem à religiosa foi anunciado nesta sexta-feira, 15 de julho, pela azul e branco e terá desenvolvimento dos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz. O tema também celebra a ligação da mãe de santo com a cidade de São João do Meriti, sede da escola.

A Unidos da Ponte pretende contar na Sapucaí a luta de Mãe Meninazinha, que durou três décadas, para libertar a coleção de objetos sagrados que estava em poder do Museu da Polícia Civil e que foi transferida para o Museu da República depois de uma campanha liderada por ela e muitas lideranças religiosas de matriz africana.

Antes Mãe Meninazinha, sua avó materna e mãe de santo, Iyá Davina de Omolu, já falava sobre a importância de libertar aqueles objetos sagrados apreendidos em batidas policiais, ocorridas durante o período do final do império até a Era Vargas.

Enredo Unidos da Ponte

Exposição

A homenageada recebeu recentemente os carnavalescos no Ilê Omolu Oxum, revelou o desejo mostrar a coleção de objetos. “O Nosso Sagrado agora está em um lugar digno, sendo cuidado e tratado com respeito. O nosso próximo passo é organizar uma exposição no museu, a partir de nossa visão, além de criar um programa educativo para que as crianças sejam educadas sem preconceitos e mentiras a respeito do nosso povo.”

A coordenadora dos projetos sociais do terreiro e da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), Mãe Nilce de Iansã, que é sobrinha de Mãe Meninazinha, reitera a importância de se preservar a memória e a cultura das comunidades tradicionais de terreiro. “Nós aprendemos desde muito cedo aqui no Ilê Omolu Oxum a preservar e cuidar da memória herdada de nossos ancestrais, pois temos aqui o Museu Memorial Iyá Davina, fundado em 1997, com objetos sagrados de nossa linhagem de axé, que datam desde o Século XIX e remontam a história do candomblé no Rio de Janeiro.”

Luta de Mãe Meninazinha é o enredo da Unidos da Ponte

Rodrigo Marques, Mãe Meninazinha de Oxum, Mãe Nilce Naira e Guilherme Diniz. Foto: Divulgação.

Desfile

No Carnaval 2023, a Unidos da Ponte será a segunda escola a desfilar na Sapucaí, no sábado, pela Série Ouro.

Leia ainda:

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portal_carnaval.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADOS DO MÊS