Connect with us

Grupo Especial

Mangueira apresenta enredo para o Carnaval 2025

Published

on

Após causar muita expectativa com ações na cidade, nas redes sociais e nos veículos de comunicação, a Mangueira divulgou, na quinta-feira, 25 de abril, seu enredo para o Carnaval 2025. Será À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões. A escola pretende seguir na Sapucaí “os vestígios da viva presença negra na região central do Rio de Janeiro, desde a influência do povo bantu até a realidade atual dessa população”, conforme destaca a apresentação publicada pela verde e rosa.

O enredo foi idealizado pelo carnavalesco Sidnei França, que resumiu o tema. “O entendimento da nossa terra revela a verdade sobre corpos assolados pelo apagamento de sua identidade preta. A alma carioca, atrevida por essência e banhada da ancestralidade bantu, é forjada por tantas dores e paixões, carregando na memória a cruel violência, mas também as experiências revolucionárias de liberdade, que nos ensinam a desafiar a morte, celebrar a vida e fazer carnaval!”

Enredo Mangueira

Apresentação

A Estação Primeira de Mangueira apresenta para o carnaval de 2025 o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”. Escavando o passado, seguimos os vestígios da viva presença negra na região central do Rio de Janeiro, desde a influência do povo bantu até a realidade atual dessa população. São corpos assolados pelo apagamento de suas vidas, vivências e possibilidades.

Recuperamos tramas envolventes de personagens inspiradores calados pelo tempo, além de valorizar os saberes e práticas da população negra, que chegou de maneira forçada ao território brasileiro – principalmente por meio do Cais do Valongo, o maior porto de entrada de africanos escravizados do continente.

A Mangueira caminha pelas ruas da Pequena África, arquivo a céu aberto e cenário de contraste entre tantas dores e paixões que forjaram a identidade da cidade. Essa região carrega na memória, desde sempre, a cruel violência, mas também experiências de revolucionária liberdade e reinvenção da vida. Atrevida por essência, a alma carioca desafia a morte, celebra a vida e faz carnaval!

Autoria do Enredo: Sidnei França
Texto: Sidnei França, Ariel Porto, Felipe Tinoco e Sthefanye Paz

Desfile

No Carnaval 2024, a Mangueira conquistou a sétima posição do Grupo Especial. A verde e rosa apresentou o enredo A negra voz do amanhã, desenvolvido pelos carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão.

Leia também:

Acadêmicos do Tatuapé lança enredo para o Carnaval 2025

O Menor Espetáculo da Terra é o enredo da Acadêmicos da Rocinha

Leia a sinopse do enredo da Em Cima da Hora

+ ACESSADOS DO MÊS