Conecte-se conosco

Por aí

Primeiro Carnaval do Sambódromo completa 38 anos

Publicado

em

O Sambódromo completa nesta quarta-feira, 2 de março, 38 anos do primeiro desfile. Neste dia, em 1984, pelo então Grupo 1-B, a Império de Marangá foi a primeira escolas de samba a pisar na pista do templo do Carnaval. Estava inaugurada uma era de apresentações memoráveis.

Inicialmente, O Sambódromo recebeu o nome de Avenida dos Desfiles, posteriormente foi rebatizada de Passarela do Samba e, por fim, Passarela do Samba Darcy Ribeiro. Ele era vice-governador do estado do Rio de Janeiro à época da construção e principal mentor do projeto de construção de um espaço especialmente dedicado às apresentações das escolas de samba.

Títulos

A Mangueira sagrou-se campeã do Grupo 1-A, o principal, no primeiro ano de desfiles no Sambódromo. Desde então, outras nove agremiações comemoraram o mesmo título. A Beija-Flor de Nilópolis venceu mais vezes, conquistando nove campeonatos.

Ao longo deste tempo, o Sambódromo foi palco de desfiles memoráveis. A Passarela do Samba Darcy Ribeiro abrigou apresentações como Yes, nós temos Braguinha, imortalizado pelo retorno pela pista da Mangueira, em 1984, Kizomba, festa da raça, da Unidos de Vila Isabel, em 1988; Ratos e urubus larguem minha fantasia, da Beija-Flor, em 1989; e Peguei um ita no Norte, da Acadêmicos do Salgueiro, em 1993; entre muitos outros.

Retorno da Mangueira em 1984 é escolhido como o momento mais marcante da Sapucaí

Mangueira 1984. Reprodução.

2022

No Carnaval 2022, 12 agremiações disputarão o título do Grupo Especial. O Sambódromo passou por obras e ganhou iluminação cênica. Marcada por acontecer fora da data oficial, devido ao adiamento por conta da pandemia de coronavírus, a festa desta vez terá um gostinho especial pelos dois anos de espera.

Leia ainda:

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

+ ACESSADOS DO MÊS