Conecte-se conosco

Grupo Especial

Viúva de Marielle Franco desfilará na Mangueira

Publicado

em

O carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, convidou e Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, aceitou desfilar na escola em 2019. Ela estará na última ala do cortejo da verde e rosa, acompanhada da cantora Rosemary. O grupo homenageará nomes de homens e mulheres, oriundos de morros, favelas e comunidades brasileiras, que romperam as barreiras sociais e alcançaram notoriedade por seus feitos.

Leandro Vieira quer dar representatividade à memória da mulher negra, moradora da Maré, vereadora e mestre e dizer que o povo pobre, das comunidades cariocas, podem ocupar os lugares que quiserem na sociedade brasileira.

Em sua rede social, Mônica Benício afirmou que é mangueirense e que seria um sonho “se não fosse o motivo de tudo isso”. Ela afirmou que a ideia de Leandro Vieira a atraiu e que “viu Marielle ali”.

Mensagem de Mônica Benício

Ele convidou e eu aceitei.

Sou mangueirense desde sempre. Poderia dizer que é um sonho sendo realizado se não fosse o motivo de tudo isso.

Assim que entrei no barracão da mangueira para conversar com o carnavalesco mais carismático do Rio Leandro Vieira pensei: “isso só está acontecendo pq ela não está aqui.”

Quando Leandro me relatou a ideia, as homenagens, a potência da representatividade no seu discurso imediatamente atraiu minha atenção, eu vi Marielle ali.

E é por terem arrancado ela de nós que decidi ir para a avenida. Estarei lado-a-lado com dezenas de pessas de favela como eu. Estarei ao lado de Rosemary, cantando um dos enredos mais bonitos que contam sobre a história que deveria ser contada à nós. Um enredo que é uma verdadeira denúncia da nossa história, uma das formas mais bonitas de homenagear Marielle e de cobrar justiça, por isso irei participar nesse quase um ano sem Ela.

Ao querido Leandro e a minha Mangueira eu sou só gratidão pelo convite, pela confiança e carinho. Será um dia que estarei com os meus, por ela e por nós. Vamos sambar e vamos cantar, porque o samba ainda é filho da dor e tem um grande poder transformador.

Vai ter Carnaval. Vai ter Resistência. Vai ter luta.

Desfile

Em 2019, a Mangueira será a sexta agremiação a desfilar na segunda-feira de Carnaval, pelo Grupo Especial. O enredo da verde e rosa é História pra ninar gente grande, lembra personagens importantes que foram apagados da história do Brasil e tem desenvolvimento de Leandro Vieira.

Curta facebook.com.br/revistacarnaval.
Siga twitter.com/revistacarnaval.
Acesse instagram.com/revistacarnaval.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADOS DO MÊS