Conecte-se conosco

Grupo Especial

LIESA detalha marca Rio Carnaval

Publicado

em

A LIESA promoveu na tarde de quinta-feira, 10 de fevereiro, uma entrevista coletiva sobre a nova marca do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro: Rio Carnaval. O lançamento oficial acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, durante evento na Cidade do Samba.

A nova marca foi criada pela Tátil Design. A empresa montou uma equipe multidisciplinar e foi a campo para identificar os elementos essenciais para a construção da festa e do símbolo que representasse o Carnaval. No time de criação, está André Rodrigues, que desde os 15 anos trabalha com a folia contribuindo com a visão de quem está dentro do universo.

Nascimento

A diretora criativa do projeto, Alice Gelli, explicou como surgiu a ideia da marca. “Ouvimos profissionais e amantes do Carnaval do Rio, foram mais de 3 mil pessoas envolvidas. Tivemos a honra de conversar com verdadeiras personalidades do samba. Ouvimos histórias de como tudo começou e a pergunta que sempre nos fazíamos era: Se fosse preciso escolher apenas um símbolo que representasse o Carnaval das Escolas de Samba, qual seria? Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo.”

A imagem traz a força da comunidade do samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção. Com um nome que dispensa tradução mesmo quando falado em outros idiomas, a Rio Carnaval concretiza um símbolo que traduz a energia contagiante da festa, trazendo ainda mais protagonismo para os profissionais do Carnaval, que são a peça criativa e realizadora da maior celebração popular do Brasil.

Marca Rio Carnaval

Negócio

O diretor de Marketing da LIESA, Gabriel David, exaltou a importância da imagem. “A Rio Carnaval é uma marca viva e pulsante, que pode se adaptar às cores de todas as escolas e reagir aos sons, representando, assim, o Carnaval. Nosso objetivo é mostrar a unidade dos desfiles na Sapucaí, imprimindo neste símbolo toda a magia e encantamento que a Avenida proporciona em todos os envolvidos. Além disso, com a marca conseguimos atrair ainda mais os patrocínios, criando oportunidades de investimento na festa, como, a criação de uma linha de produtos personalizados.”

O processo de construção da marca durou, aproximadamente, seis meses e envolveu entrevistas com ícones do samba, como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; e representantes da LIESA. O CEO da Tátil, Fred Gelli, contou um pouco do processo criativo da imagem. “Fomos para Cidade do Samba, aumentamos o time, abrimos mais experimentações para o processo e mergulhamos para entender o que estava por trás desse ícone, qual seria a essência da bandeira. Estudamos o movimento, o rastro que ela produz e a magia que ela transmite.”

Emoção

O presidente da LIESA, Jorge Pelingeiro, resumiu a emoção de um desfile para justificar a marca. “A magia e a emoção ao ver a escola cruzar a Passarela do Samba, depois de tantos desafios e dificuldades ao longo de quase um ano de trabalho para colocar o desfile de pé, pode ser descrita como um acontecimento sobrenatural e memorável. A explosão de cores, música e alegria que invade a Marquês de Sapucaí é arrepiante, inesquecível!”

LIESA detalha marca Rio Carnaval

Fotos Henrique Matos / LIESA.

Desfiles

Os desfiles oficiais do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontecerão na sexta-feira e no sábado, 22 e 23 de abril.

Leia ainda:

Vai-Vai se posiciona sobre possível volta de Neguitão à presidência

Saiba como será o evento Rio Carnaval 2022

Viradouro é a convidada desta semana do Sextou Portela

Curta facebook.com.br/portalcarnavaloficial.
Siga twitter.com/portalcarnavaloficial.
Acesse instagram.com/portalcarnavaloficial.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADOS DO MÊS